Depoimentos

OS DEPOIMENTOS SÃO ESPONTÂNEOS, VINDOS DE  EMAILS E MENSAGENS DE ALUNOS.
* a partir de 2018 todos os depoimentos foram fixados no instagram (nos destaques)



"Devo parar, pelo menos por enquanto as aulas de Yoga. Quem sabe volto mais para frente.
Foi uma experiência muito boa, me ajudou muito num momento em que eu não estava bem.
Mais que ajudar, mostrou um caminho que de certo modo transformou minha vida para melhor. Tenha certeza que tudo que você fala e ensina traz muita paz, acaba sendo gravado de algum modo. Me incentiva a ler sobre o assunto, e levamos com a gente no dia a dia". Roberto, 45 anos, 2 anos de prática de yoga (escrito em 31 de dez. 2018)


" Queria agradecer por suas aulas neste ano, com certeza elas me ajudaram muito! Não vou voltar logo no começo do ano , mas espero que em março tenha uma vaga para mim, porque não quero sair do Kumara tão cedo! " Letícia, 21 anos, 1 ano de yoga (escrito em 11 de dezembro)


"Naira, eu queria dizer que você foi a minha maior professora tanto no yoga quanto na vida (eu sou apaixonada pelas suas aulas. São bonitas, completas e respeitosas). Levo comigo tudo o que aprendi com você e coloco em prática todos os dias. Você é minha maior inspiração durante as práticas de yoga e me inspira muito a querer ser uma ótima professora de yoga um dia... e ajudar diversas pessoas como você me ajudou. Sou eternamente grata.💗" Marina, 20 e poucos anos, 1 ano de yoga no kumara (escrito em agosto de 2018)




"Naira, preciso te agradecer pelo tempo que pratiquei yoga com vc no passado. Nesse tempo eu "evolui" muito sem perceber, ano passado eu perdi meu pai, ele teve um câncer no pulmão, então eu sabia que ele tinha pouco tempo. Apesar da situação delicada, consegui conduzir sua passagem com a maior serenidade, até hoje não acredito que vivemos momentos tão intensos na maior tranquilidade e vivendo o amor pleno. Foi muito marcante e bonito viver aquele momento. Hoje tenho certeza que a muito desta serenidade veio através do que aprendi com vc. Gratidão. 🌷"

D. , 40 e poucos anos, 1 ano de yoga (escrito em  janeiro de 2018)


"Sinto que as pessoas e principalmente os jovens buscam o espaço em uma busca de conhecer pessoas de bem, um local de aconchego, onde pensam: "aqui posso me desarmar, aqui posso relaxar, estou com uma parte dá sociedade que busca a paz.... Diferente do dia a dia que vivemos".Obrigada. namastê." Aline ( 2 anos de yoga) - (março de 2017)


 "Sou muito grata pelos meses em que fiz yoga com vocês, foi extremamente transformador e até hoje os ensinamentos reverberam nas minhas práticas corporais e espirituais diárias! Isso sem falar na energia maravilhosa de todos que compõe o espaço Kumara. Infelizmente não moro mais em Campinas, então não tenho como participar das atividades do Kumara 😨  " Isadora (02/2017)  




"Muita gratidão ao que nos é ensinado, em cada aula, em cada postura, em cada explicação de cada aula ministrada.Sinto dedicação, e isso nos dá um conforto e um amparo para nos reconstruírmos e enfrentar mais uma semana até a próxima aula.Namaste."
Aline, 1 ano e meio de hatha yoga  (em 12/12/2016) 

"Beleza, competência, capricho, estudo, amizade, alegria, concentração, transformação, aprendizado, luz, risadas, espiritualidade, partilha......tantas coisas me vêm à mente quando vejo as fotos do espaço...!! Só posso parabenizar e agradecer!!"
 👊🎉🌟👏🙏💜🔝    Carolina, 37 anos.(em 7/08/2016)



 

"Gostaria de agradecer a aula da semana passada. O local é muito acolhedor, transmite uma energia ótima, e além disso, você transmite muita paz e tranquilidade. 



Meu dia-a -dia é muito agitado e sou uma pessoa um tantinho estressada, e durante a aula, apesar de algumas dificuldades em realizar alguns movimentos, manter a postura, equilibrar a respiração....consegui acalmar minha mente e tranquilizar meu corpo." 
Lais,  fez uma aula experimental, vinte e poucos anos! ( escrito em 13/3/2016) 



"Você não sabe como estou com saudades das suas aulas! Só quando a gente para que sente como faz falta. Não apenas da parte física, mas sinceramente o que me faz mais falta são os seus ensinamentos! Primeiro porque era muito bom ter pelo menos alguns momentos na semana em que eu parava para refletir sobre estes assuntos, mas também porque assim eu me sentia menos sozinha neste modo de pensar. É impressionante como faz diferença estar circundada de pessoas que entendem e aceitam que a vida não é uma batalha para alcançar objetivos, que conseguem se focar no presente e gerar felicidade a partir das coisas mais simples como a respiração.Aqui na Itália estou por hora em uma cidadezinha muito pequenininha e meio atrasada onde não tem, infelizmente, um centro de yoga e meditação como o seu. O máximo que eu consegui foi uma academia onde fazem pilates. Desta forma estou focando em fazer os ritos tibetanos, algumas posturas e meditar sempre que possível em casa, mas devo confessar que faz a maior falta fazer aula em grupo e poder compartilhar estes ensinamentos.Enfim, se tudo der certo daqui a poucos meses vou mudar de cidade e ali tem mais opções, mas só queria te dizer o quanto valorizo seu trabalho, que o considero realmente importante e que me ajudava muito! Um beijo querida :) "
Vicky, 26 anos, 1ano e e meio de hatha yoga 
(em 3/ 2016)


"Luci e Ná,  gostaria de agradecê-las por todo carinho, paciência, cumplicidade e amizade que vocês tiveram comigo ao longo desse tempinho que passamos juntas em 2015. Ná, a suas aulas me ajudaram e continuam me ajudando a buscar mais luz e enfrentar a vida olhando para a minha existência com mais sabedoria e menos medo. Não encontro palavras que consigam, de fato, expressar a minha gratidão ao seu trabalho, a espiritualidade da casa e a todas as pessoas que eu encontrei neste espaço. Todos os meus momentos no Kumara foram iluminados graças a vocês duas!!
Namastê: a luz que esta em mim reconhece a luz que esta em ti!"
Paulinha, 26 anos, 6 meses de hatha yoga  
(no dia 12/2015)

"Eu tenho lembrado muito das nossas conversas ultimamente. Bom, vou te contar porque ando relembrando os ensinamentos que você me ensinou.
Estou numa fase onde algo muito bom está acontecendo em contra partida perdi algo que era muito importante pra mim.  Tenho tentado lidar com essa dualidade o melhor que posso. Bem diferente das outras vezes que pensei estar me aproximando do amor na verdade eu estava só me afastando. Tudo que você falava sobre deixar livre , não temer , compartilhar mais do que pedir ou entrar "necessitada" querendo algo ...seja amor ou aceitação, nunca seriam a chave que abre a porta para o verdadeiro amor. Eu NÃO sei o que aconteceu e como aconteceu, mas uma amizade começou a virar amor........ e o mais incrível Naira, eu estou zero preocupada se vai durar uma semana , um mês ou a vida toda. Parece um  milagre de transformação de sentimento/pensamento que jamais acreditei que fosse possível comigo.  Porque sou puro ego ...rs.
Bom resumindo, tudo que eu achava ser utópico que meu "eu" progredisse veio a tona e acho que deve ser fruto dessa loooonga jornada de muito sofrimento e dores passadas. Feridas cicatrizadas e claro, outras ainda sendo abertas. Achei legal compartilhar esse meu passo que com certeza a terapia foi fator determinante. Beijos pra você e pra Lila"
M., 34 anos, 1 ano de terapia em 2012.
 (escrito em 09/ 2015)

"Precisava falar: você se lembra na terapia, em que eu dizia que não gostava de Campinas ? Encontrei nas aulas de yoga um motivo que me faz feliz semanalmente por aqui. :) <3 "
Iza, 24 anos, 2 meses de prática.( em 09/2015)


"Naira, eu quero lhe agradecer todo esse semestre que passamos juntos duas vezes por semana, seus conselhos, nossas conversas,... tudo foi muito importante pra mim. Você me guiou para reflexões fantásticas que me deixaram mais certo de quem eu sou. Possivelmente, foram elas que me levaram a querer me jogar nesse mundo como vou fazer agora (passar alguns anos fora do Brasil estudando). Temos um universo muito grande e nós, seres humanos, nem nos damos conta disso. Durante essa semana observei os pores do Sol e eu me dei conta que eu levei minha vida para vê-los com a emoção que senti. Estamos desconectados do nosso mundo, dos seres que os rodeiam e, principalmente, de nós mesmos. Esse semestre eu senti o gosto da conexão, mas é uma caminhada longa, como você me disse no xamanismo, e solitária também.... mesmo que somos sempre ajudados. Então, obrigado pela ajuda, amiga!" Guilherme, 19 anos, esteve presente por meses nas aulas de hatha e yoga e participou da vivência xamânica. 
(em 06/2015)

 
"Eu  gostaria de dizer que estou muito encantada com a prática de yoga que o espaço oferece, e que essa pequena experiência está reverberando em muitas coisas do meu cotidiano. Muitas energias positivas para a continuidade de todo o trabalho. Obrigada."
Giovanna, 20 anos, 2 meses de prática
( 06/ 2015)

"Fui me interessar por yoga simplesmente por achar uma prática bonita, mas foi quando fiz minha aula experimental que descobri quanta beleza tinha envolta desse aprendizado.
O espaço Kumara é onde me encontrei e o local provedor da minha primeira experiência com a prática de yoga e meditação. É meu reduto de paz! Além de toda a energia envolvente no espaço em si, ainda existe a companhia de pessoas incríveis. Quando comecei a me dedicar a conhecer a prática eu enxerguei coisas diferentes, o modo como me preocupava com certas futilidades foi percebido de outra maneira... O trabalho com si mesmo, com o ego em sintonia com o seu corpo, com a energia que nos move... Esta é a real contribuição da yoga! Essa prática corporal quando trabalhada em simultaneidade com a meditação abre caminhos para outras percepções... Eu mesma já me surpreendi com reflexões e aceitações. Pra mim é como um despertar para um mundo que esteve sempre presente, mas que desaprendemos a perceber. De repente você percebe que a calma e o equilíbrio acabam se encontrando em pequenos detalhes e interações, a energia que nos move e nos conecta é incrivelmente sensível e basta ser sentida para que desperte algo maior!
A yoga, e mais, a Naira e o ambiente que ela criou me envolvem por completo e realmente, transformaram a minha vida, o meu modo de me entender e de entender as conexões do mundo."
 Marina, 22 anos, 9 meses de prática 
(05/ 2015)


“O Yoga me faz bem, me trás alegria e paz para minha alma.
Procurei muitos lugares quando encontrei o teu. Não sei se em outro lugar teria conseguido isso, é você exatamente que faz essa diferença.
Um abraço, um carinho, um sorriso, um olhar. Faz bem. Acolhe. Acalma. Aquece. Conforta.
Muito obrigado por tudo Naira!!!”
Mário, 66 anos, 1 ano de prática ( escrito em 2014)



Yoga em Campinas
Yoga em Barão Geraldo